sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Feira de troca solidária e show de chorinho marcam encerramento da SECITEC



Apresentação com o Grupo Descendo a Madeira no Câmpus Anápolis

A segunda edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis foi encerrada na noite desta quinta-feira, 17 de outubro. Foram 3 dias repletos de atividades que chamaram atenção tanto do público interno quanto da comunidade externa, com a realização de diversos minicursos, oficinas, mostras de pesquisa e de programa institucionais, além de apresentações culturais e feira de troca.

Alunos de várias escolas participam da SECITEC
Mais do que um evento acadêmico, a SECITEC foi uma oportunidade para apresentar a Instituição para o grande público anapolino. Durante os dias do evento, mais de 900 alunos de escolas municipais e estaduais tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre os cursos, a estrutura e a dinâmica do Câmpus Anápolis. Além disso, o evento foi uma oportunidade de promover as pesquisas e os cursos que são realizados dentro do Instituto.

Conscientização, indubitavelmente, foi um ponto muito importante desta segunda edição da SECITEC. Os minicursos e oficinas apresentados foram especialmente escolhidos pensando no entrelaçamento das discussões sobre ciência, saúde e esporte e na reflexão maior que toda essa temática pode gerar.

Feira de troca é realizada na SECITEC
A Feira de Troca Solidária realizada no último dia do evento, nesse sentido, também foi muito importante, pois conseguiu de uma forma muito especial promover uma reflexão sobre consumo, economia e interação.

Informações sobre descarte consciente de lixo são disponibilizadas na SECITEC
Da mesma forma, outro evento que chamou atenção foi a coleta de lixo tecnológico, que evidenciou a necessidade do descarte adequado do lixo eletrônico e tecnológico que é produzido pela população em geral, sobretudo devido à existência de metais pesados altamente poluentes nos objetos que descartamos no dia a dia.

Grupo Descendo a Madeira se apresenta no Câmpus Anápolis

Com uma apresentação de chorinho da melhor qualidade, o Grupo Descendo a Madeira, que resgata o repertório de compositores brasileiros renomados, como Pixinguinha (1898-1973), Abel Ferreira (1915-1980), Garoto (Aníbal dos Santos Sardinha 1915-1955), entre outros, fechou a segunda edição da SECITEC de um modo muito especial.

Gerente de Pesquisa e Extensão do Câmpus Anápolis, professor André Barreto, concede entrevista durante a SECITEC
A SECITEC representou um momento de diálogo bastante importante entre a comunidade acadêmica do IFG e o público em geral. Foi uma grande oportunidade de a Instituição mostrar seu trabalho à sociedade e interagir com o público em geral. Nesse sentido, para o gerente de pesquisa e extensão do Câmpus Anápolis, professor André Valente de Barros Barreto,"o aspecto positivo da SECITEC  está no fato de cerca de 900 pessoas, alunos em potencial do IFG, terem tido a chance de conhecer melhor o trabalho que realizamos nesses pouco mais de 3 anos. Alguns relatos, tanto de alunos quanto de professores que nos visitaram, são bastante tocantes, encantados com tudo o que viram. Muitos saíram bastante motivados para estudar no Câmpus Anápolis".


A única crítica que o coordenador geral do evento, professor André Valente, aponta refere-se à baixa participação dos alunos e docentes do IFG que, segundo ele, não compreenderam a dimensão institucional do evento e a importância da extensão. "Isso me preocupa porque sugere que devemos atuar não como um instituto, mas como uma escola cujas atividades funcionam tendo por foco apenas o ensino".


Confira a galeria de fotos da SECITEC na página oficial do Câmpus Anápolis no Facebook.



Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário